Quase todos temos sido ofendidos, e uma e outra vez chegado ao ponto de amargura.
Nos casamentos experimentamos ofensas continuas, entre pais e filhos, patrões e empregados e também na vida da igreja há muitas ofensas.
Sendo assim a amargura é o pecado mais fácil de se justificar e o mais difícil de diagnosticar, porque é aceitável justificá-lo diante dos homens e também diante mesmo de Deus.
Ao mesmo tempo é um dos pecados mais comuns, perigosos e prejudiciais e como veremos o mais contagioso, e o que tem causado muitos sofrimentos e derrotas nos meio da Igreja e também da sociedade.
A nossa intenção hoje, é que possamos nos dar conta de que a amargura é um pecado e que possamos abrir os nossos corações e encontrarmos o perdão e a graça que O nosso Deus oferece, para sermos Sarados de nossas feridas.
A DEFINIÇÃO DE AMARGURA
No grego “AMARGURA” provem de uma palavra que significa ferir. Sua raiz hebraica, traz a idéia de algo pesado. Dai surge o conceito de amargura ser algo forte e pesado que fere até o mais profundo do nosso coração. A amargura não ganha lugar imediatamente quando alguém nos ofende, mas é uma reação não bíblica (é pecaminosa). A amargura é a nossa reação a uma "ofensa" ou uma situação difícil que de modo geral é injusta. Não importa se a ofensa foi intencional ou não, se o ofendido não consertar a situação com Deus, a amargura o induzirá a imaginar mais ofensas da mesma pessoa. A amargura é uma maneira de responder, que com o passar do tempo pode converter-se num estilo de vida. Os companheiros da amargura são: a auto-compaixão, os sentimentos feridos, a indignação, o ressentimento, o rancor, a vingança, a inveja, a calunia a maledicência e as fofocas . A AMARGURA é o resultado de sentimentos muito profundos, talvez os mais profundos da vida, e por isso devemos tomar muito cuidado no nosso dia a dia.
Há três razões do porque é tao difícil de arranca-lo:
1º) o ofendido considera que a ofensa é culpa de outra pessoa ( e muitas vezes está certo) e o argumento é o seguinte: ele ou ela deve vir e me pedir desculpas e se arrepender diante de Deus. Sou uma vítima. A tendencia é de sentirmos culpa quando cometemos pecado, embora não nos sentimos por havermos nos amargurado quando alguém pecou contra nós. Pela pessoa se sentir vítima a impede de sentir o sentimento de culpa. Então, este pecado é muito fácil de justificar.
2º) Quase ninguém nos ajuda a retirar a amargura de nossa vida, pelo contrario, os amigos mais íntimos afirmam: “você está certo”, “olha o que te fizeram”, o que nos convence ainda mais de que estamos atuando corretamente.
3º) Se alguém chegasse para nós e dissesse ”Amigo, você está amargurado, isso é pecado contra Deus e você deve se arrepender", dá a impressão que a pessoa não foi misericordiosa conosco 

Nenhum comentário:
Postar um comentário